PUBLICADO EM: CARNAVAL 2013, GALERIA DE FOTOS, LIESA, LISTAR NOTICIAS, NOTÍCIAS,SLIDESHOW, VILA ISABEL
A Unidos de Vila Isabel lançou na noite desta quinta-feira, 5, o enredo “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um”, com o qual a escola pretende conquistar, em 2013, o terceiro campeonato no Grupo Especial de sua história. Além de diretores e de representantes de todos os segmentos, a festa que aconteceu no Porcão Rio’s, no Aterro, contou com a participação de executivos e funcionários da multinacional AgroBasf, uma das líderes mundiais na produção de defensivos agrícolas, e que vai patrocinar o desfile da azul e branco na homenagem da escola aos trabalhadores da agricultura nacional.
O presidente da Basf para a América do Sul, Alfred Hackenberger, e Maurício Russomano, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf no Brasil, falaram em nome da empresa. Eles enalteceram a parceria e explicaram que a empresa vinha, há algum tempo, pensando numa forma de homenagear o agricultor brasileiro e lembraram que a agricultura exerce papel de grande impacto no mundo, com 25% dos empregos do Brasil ligados ao agronegócio. Russomano explicou que a empresa conversou com algumas das principais escolas de samba do Rio antes de escolher a Vila Isabel como parceira.
- A gente pensava como poderia levar essa conscientização (a importância do homem do campo na economia nacional) para a sociedade. E concluímos: por que não juntar a agricultura às escolas de samba? Queríamos uma escola de ponta, até que chegamos à Vila – relatou Russomano.
Através de um vídeo, Martinho da Vila elogiou a escolha do enredo:
- Vamos fazer um carnaval rico, alegre e sério, porque a Vila vai falar de trabalho – disse o compositor, sem esconder o entusiasmo pelo tema e lembrando que, no Carnaval passado, apesar de ter ficado com o terceiro lugar, a escola foi a campeã moral, conquistando vários prêmios.
Sem revelar as cifras do patrocínio (especula-se que seria algo em torno de R$ 5 milhões), o presidente Wilson da Silva Alves, o Wilsinho, de 27 anos, ressaltou o que diferencia a parceira entre a Basf e a escola de algumas outras parcerias firmadas no Carnaval carioca.
- A Vila Isabel está vivendo um grande momento. Nos sete últimos carnavais, voltamos seis vezes no Desfile das Campeãs e fizemos desfiles inesquecíveis, como em 2009 e 2012. Nossa parceria com a Basf não é a apresentação de um produto, mas uma homenagem ao agricultor brasileiro – declarou o dirigente, que também anunciou que a quadra da escola receberá tratamento acústico, obra que será iniciada na próxima semana.
- Vamos fazer na quadra da Vila uma grande casa de espetáculos para os dois grandes eventos da cidade, em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas).
No discurso de improviso, quando mal conseguiu disfarçar o nervosismo – mas que nem por isso demonstrou insegurança -, Wilsinho, de 26 anos, administrador de empresas, estudante de direito e o mais jovem dirigente de escola de samba do Grupo Especial, foi capaz de brincar com o fato de, em determinado momento, ter perdido a linha de raciocínio, rapidamente retomada com senso de humor, o que acabou arrancando risos da plateia. O jovem, que assumiu o comando da escola em 2010, quando o pai, Wilson Moisés, foi preso, foi quem liderou toda a negociação com a gigante Basf.
Mas coube à rainha de bateria o momento mais aplaudido da noite. Chamada ao pequeno palco do restaurante por Wilsinho, Sabrina Sato, que assumiu o posto na Vila há dois carnavais, pediu a palavra. A bela, de descendência japonesa, falou, emocionada, sobre a reação que teve quando soube, num telefonema do presidente, qual seria o tema do desfile da escola para 2013.
- Quando o Wilsinho me ligou e contou, fiquei muito feliz, mas não falei o motivo, que deixei para contar hoje. Meus avós por parte de mãe trabalharam muito na agricultura quando chegaram ao Brasil. A Vila soube me encaixar muito bem na escola, no samba. Da mesma forma, eu tenho certeza, a Vila vai saber fazer essa homenagem ao agricultor. A Vila vai ser campeã do Carnaval 2013, viu, presidente? – disse a carismática soberana dos ritmistas, dirigindo-se a Jorge Castanheira, presidente da Liga das Escola de Samba, que também prestigiou o evento.
O desfile da Vila Isabel será assinado pela veterana Rosa Magalhães, em seu terceiro carnaval na escola. O dia e o horário do espetáculo que homenageará os agricultores serão conhecidos no sorteio no próximo dia 16, na Cidade do Samba.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário